Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias CSP finaliza atividades de licenciamento ambiental
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CSP finaliza atividades de licenciamento ambiental
Ter, 02 de Junho de 2009 07:33

Enquanto uma nova data para assinatura do Protocolo de Intenções para construção da Usina Siderúrgica de Pecém (CSP) é aguardada, o consórcio investidor do empreendimento, que é formado pela empresa coreana DongKuk Steel e a brasileira Vale, finaliza as principais atividades relacionadas à obtenção do licenciamento ambiental da obra, à aquisição da área onde a CSP será instalada e dá, ainda, andamento às demais atividades técnicas necessárias à implantação do projeto.

Segundo a assessoria de imprensa da CSP, a empresa está na fase de conclusão do Estudo e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental, o EIA/RIMA. Na prática, tratam-se de dois documentos distintos, que servem como instrumento de avaliação para obtenção do licenciamento ambiental.

No EIA é apresentado o detalhamento de todos os levantamentos técnicos e no RIMA é apresentada a conclusão do estudo. O EIA/RIMA está vinculado à Licença Prévia.

A exigência desses documentos é definida por meio da integração dos parâmetros: tipologia, porte e localização do empreendimento.

Início das obras

Embora já tenha sido divulgado pelo governo estadual que as obras de construção da siderúrgica estejam previstas para serem iniciadas em janeiro do próximo ano, a CSP informa que o cronograma para execução do projeto está em fase de elaboração e que ele ainda será objeto de análise dos investidores. Portanto, a data para início dos trabalhos, ressalta a empresa por meio de sua assessoria de imprensa, não está confirmada.

Protocolo de intenções

Segundo a CSP, a coordenação e definição de uma nova data para assinatura do protocolo de intenções para construção da usina, que estava prevista para o último dia 27 de maio e foi adiada por conta da internação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, convidada para o evento, são de responsabilidade do governo do Ceará. Segundo a coordenação de comunicação do governo, amanhã integrantes do executivo cearense se reúnem para propor uma nova data. Para assinatura do documento, representando a DongKuk, sócia majoritária da usina, é aguardada a presença de Mr. Yung Il Mun, responsável pela área internacional da empresa.

 

(Fonte: Diário do Nordeste - Fortaleza - Editoria: Negócios)

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>