Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Diretora comercial do Porto participa de fórum sobre comercio exterior no Cariri
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Diretora comercial do Porto participa de fórum sobre comercio exterior no Cariri
Sex, 23 de Fevereiro de 2018 13:51

 

O Porto do Pecém atualmente é uma oportunidade para os empresários caririenses para conquistar novos mercados


Mostrar aos empresários da região do Cariri o potencial do Porto do Pecém e como seus negócios também podem ser beneficiados com a estrutura hoje oferecida pelo porto cearense, foi o foco da apresentação realizada pela diretora comercial do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira, durante o Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no Crato.  De acordo com Oliveira, o Porto do Pecém oferece diversas opções logísticas para o empresário caririense, “Hoje nós temos linhas fixas para EUA, Europa, um novo serviço para a Ásia que vai começar em abril. Então acredito sim que o Porto do Pecém é uma oportunidade para a conquista de novos mercados para as empresas da região”, disse a diretora.

 

O evento foi realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e sua Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), com o objetivo de fomentar a cultura exportadora da região do Cariri. Durante o fórum, os participantes assistiram palestras de Thaíse Dutra, Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Mário Lima, Presidente da Companhia Administradora da ZPE do Pecém – ZPE Ceará, Sérgio Ferreira, Coordenador Escritório Apex-Brasil Nordeste e Miguel Árabe Neto, Secretário de Comércio Exterior do MDIC.

 

Segundo o Secretario de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro, o Cariri, pelo papel exercido atualmente no setor industrial do Estado, comportava um evento como este. “Com este fórum e a parceria com o MDIC, queremos trazer para região, oportunidades, a cultura exportadora e facilidades para os caminhos de acesso ao mercado internacional tanto para as grandes empresas, como para as de médio e pequeno porte”, finaliza Ribeiro.

 

Com a palavra, o Ministro do MDIC, Marcos Jorge, enfatizou a importância das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), no processo de desenvolvimento industrial, que oferecem áreas com segurança jurídica, incentivos tributários e procedimentos burocráticos simplificados e destacou a ZPE/Ceará, única em funcionamento no Brasil. “A ZPE do Pecém se destaca como um exemplo concreto de sucesso deste regime e, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, em 2017 as exportações do estado cresceram 62,5% em relação ao ano anterior”.

 

 

 

CEARÁPORTOS - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados