Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Lançamento da nova linha AC5 para Ásia reúne empresários no Porto do Pecém
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Lançamento da nova linha AC5 para Ásia reúne empresários no Porto do Pecém
Qui, 01 de Março de 2018 10:33

O serviço, onde Pecém será a única parada do Brasil, diminui o tempo de viagem das embarcações para o continente asiático para 29 dias

Nesta quarta-feira (28), o diretor presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa, em parceria com a Maersk Line, a Hamburg Süd, e a APM Terminals, apresentaram aos empresários, clientes, órgãos intervenientes e parceiros, o novo serviço que atenderá, a partir de abril, a Ásia. A linha AC5 que diminui o tempo de trânsito das embarcações para o continente asiático para 29 dias, trará uma gama de oportunidades de novos negócios para o Ceará. O evento contou com a participação de cerca de 160 pessoas, entre eles o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Ceará, César Ribeiro, e representantes da Receita Federal, Anvisa, Antaq, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dentre outros.

Para Danilo Serpa, presidente do Porto do Pecém, a conquista deste novo serviço concretiza o papel do porto cearense como uma das principais portas de saída e entrada de mercadorias do Nordeste. “Isto é resultado do trabalho que tem sido realizado no porto desde o início de seu funcionamento. Hoje estamos colhendo os frutos dos investimentos do Governo do Ceará e das parcerias aqui estabelecidas ao longo desses anos, transformando o Pecém neste centro de distribuição de mercadorias”, destaca

A frequência do serviço será semanal e vai gerar um aumento significativo nas movimentações através do porto cearense. A expectativa é de que haja um incremento de, pelo menos 31 mil contêineres em negócios por ano com o inicio do funcionamento da AC5. Conforme a apresentação de Marcelo Gurgel, executivo de vendas da APM Terminals, empresa responsável pela operação, o novo serviço pode atrair empresas, principalmente da região Norte/Nordeste, que utilizam outros portos para chegar até a Ásia. .

Lidervan Moraes, diretor executivo da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), mostrou seu entusiasmo pela oportunidade de escoar a produção baiana através de um porto no Nordeste. “Ficamos satisfeitos com a estrutura oferecida pelo Porto do Pecém. Acreditamos que este serviço será vantajoso, visto que é novo, com certeza será mais ágil, além do tempo de transito. Estamos analisando as vantagens logísticas para realizar a transferência para cá”, destaca Moraes.

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesár Ribeiro, destacou o recorde de exportações do Ceará, que ultrapassou a marca de US$ 2 bilhões, enfatizando a importância do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), neste resultado. “Sabemos que a siderúrgica e também as outras empresas que movimentam toda sua carga através de Pecém, tem uma grande participação neste resultado. É um orgulho poder dizer que temos placas de aço produzidas aqui, sendo enviadas para o mundo inteiro”. Para Ribeiro, o Ceará hoje tem o mercado internacional como um ambiente muito mais acessível. “Podemos atribuir isto ao trabalho intenso do Governo do Ceará, a parceria com o setor privado e os projetos que estão se consolidando a fim de transformar o estado como um ponto de conexões internacionais”, finaliza.

 

Novo serviço

A linha AC5, da Maersk Line, maior empresa de transporte contêineres do mundo, junto com a Hamburg Süd. ligará o Porto do Pecém com os principais destinos da Ásia: Singapura (29 dias), China (34 dias), Hong Kong (35 dias), Xiamen (37 dias) . Além disso, as mercadorias poderão alcançar mercados como Tailândia, Indonésia, Filipinas, Malásia e Camboja, totalizando 500 milhões de pessoas.

 

Foto: Marcos Studart/Governo do Ceará

 

CEARÁPORTOS - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados