Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Operação de super guindastes completa três anos no Porto do Pecém.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Operação de super guindastes completa três anos no Porto do Pecém.
Qui, 01 de Agosto de 2019 09:16

 

 

A operação de dois guindastes do tipo STS, no Porto do Pecém, completou três anos de operação nesse mês de Julho. Os guindastes foram fabricados pela empresa chinesa ZPMC e levaram seis semanas para percorrer a rota marítima entre Pequim e o Porto do Pecém. O equipamento foi encomendado pela operadora portuária APM Terminals e teve sua operação iniciada em julho de 2016.

 

Os guindastes do tipo STS (Ship to Shore), conhecidos também como portêineres, são guindastes utilizados nos portos para o embarque e desembarque de contêineres nos navios. Diferente de outros tipos de guindastes, o STS tem maior ganho na sua velocidade e segurança, por conta dos seus tipos de movimentos que geram mais estabilidade dando assim confiança ao operador e reduzindo o tão conhecido efeito pêndulo.

 

“O investimento realizado nesses guindastes foi essencial para alavancar a produtividade e a eficiência do Porto do Pecém, possibilitando suportar o crescimento do Estado do Ceará e de toda a Região Nordeste. Reduzimos o tempo que as embarcações permanecem no Terminal, o tempo que as mercadorias demoram para chegar ou partir. Assim triplicamos a capacidade de janelas de atracação que podem ser oferecidas ao mercado”, disse Herllon Rossdeutscher, Gerente de Operações da APM Terminals.

 

Atualmente, a APM Terminals entrega no Porto do Pecém a maior produtividade de berço das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com embarcações chegando a 75 movimentos por hora. O desempenho é explicado pelas características técnicas dos guindastes STS. Cada um deles pesa 1630 toneladas e mede 89 metros de altura, o equivalente a um prédio de 29 andares.

 

“Esses guindastes estão entre os maiores do Brasil. Operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés e um de 40 pés. A capacidade de cada guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 100 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 68 metros de lança, podendo alcançar até a 22ª fileira dos navios de contêineres. Ou seja, estamos completando três anos de uma operação muito mais otimizada dentro do Porto”, disse Danilo Serpa – Diretor-Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.

 

No Porto do Pecém, a movimentação acumulada de contêineres no primeiro semestre de 2019 registrou a marca de 94.075 unidades (146.835 TEU), crescimento de 22% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2018.

 

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>