Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Ceará inspira Governo de Rondônia na operação de ZPE
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ceará inspira Governo de Rondônia na operação de ZPE
Seg, 05 de Agosto de 2019 13:12

 

Das 25 zonas de processamento de exportação existentes hoje no Brasil, apenas a do Estado do Ceará está em funcionamento. No próximo dia 30 de Agosto, a área de livre comércio cearense completará seis anos de operação.

 

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará foi a ZPE escolhida pelo Governo de Rondônia para uma visita estratégica na última sexta-feira (02). A comitiva veio conhecer como funciona um distrito industrial composto por empresas que operam com isenção de impostos, liberdade cambial e usufruem de procedimentos administrativos simplificados.

 

“Estamos num processo de estudo, então essa visita tem o objetivo de nos trazer clareza e principalmente informações para os próximos passos que pretendemos tomar enquanto Governo. Hoje, Rondônia tem um dos principais portos da hidrovia do Rio Madeira. Portanto, possuímos um canal logístico que escoa a produção do nosso Estado, como também de parte da produção da região Centro-Oeste do Brasil. A ZPE é uma possibilidade forte, que pode representar o desenvolvimento de Rondônia. Já temos área, porto e indústria. A questão agora é só como podemos avançar nessa implantação da ZPE” disse o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Sérgio Gonçalves da Silva.

 

A comitiva, composta também pelo coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Clébio Billany; e pelo procurador do Estado de Rondônia, Cássio Bruno Castro Souza; foi acompanhada pelo coordenador de Infraestrutura e Projetos Especiais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), Jorge Alberto Sales de Lima, e pela diretoria da ZPE Ceará.

 

“A ZPE se tornou um exemplo nacional. Essa é a primeira experiência exitosa no Brasil. E o Ministério da Economia tem um interesse todo especial em alavancar as demais ZPEs nos outros estados. Tudo isso dentro de um processo em que as exportações brasileiras representam apenas 1% do comércio mundial”, disse Mário Lima, presidente da ZPE Ceará.

 

Das 25 zonas de processamento de exportação existentes hoje no Brasil, apenas a do Estado do Ceará está em funcionamento. No próximo dia 30 de Agosto, a área de livre comércio cearense completará seis anos de operação. A ZPE Ceará faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.

 

 

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>