Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Primeiro embarque de manganês é realizado no Porto do Pecém
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Primeiro embarque de manganês é realizado no Porto do Pecém
Seg, 07 de Outubro de 2019 11:03

 



A operação inédita no terminal cearense foi concluída nesse fim de semana


Depois de cinco dias de uma intensa operação foi concluído nesse sábado (5) o primeiro embarque de manganês no Porto do Pecém. O navio African Raptor, procedente do porto sul-africano de Durban, atracou no terminal cearense na manhã da última segunda-feira para carregar 55 mil toneladas de manganês extraído, pela empresa Zeus Mineração Ltda, do município cearense de Pentecoste.


“Nos inspiramos numa operação realizada em St. John’s, no Canadá. Entramos em contato com o porto de lá e conseguimos adquirir um equipamento semelhante ao que eles usam. E hoje, enfim, estamos fazendo o uso desse equipamento pela primeira vez sem haver a necessidade de colocar essa carga no chão. Ou seja, uma operação ecologicamente correta”, diz Waldir Sampaio – Diretor Executivo de Operações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.


O equipamento utilizado pela primeira vez no Pecém é chamado de “baia graneleira” (Bulkbraz). Possui alta eficiência operacional pois proporciona carregamentos rápidos de navios graneleiros. O primeiro embarque desse tipo de minério está sendo considerado um marco na história das operações do porto cearense.


“Com a inovação desse novo equipamento abre-se a possibilidade de atração de novos exportadores de granéis sólidos pelo Pecém, que sem dúvidas tem uma localização geográfica privilegiada e estratégica. Por aqui encurtamos distâncias com portos americanos, europeus e asiáticos, através do canal do Panamá”, diz Carlos Alberto Alves – Gerente Comercial da Tecer Terminais.


“Nós percebemos um potencial operacional e a possibilidade de crescimento do Porto do Pecém. Nos ofertaram um serviço com possibilidade de grandes volumes a serem movimentados, por isso se tornou muito viável pela distância da nossa unidade e pela parceria que foi estabelecida. Ficamos satisfeitos com o serviço que foi prestado e muito contentes pelo primeiro embarque ter sido um sucesso”, disse Luis Gustavo Moretti – Diretor da Zeus Mineração Ltda.


Do Porto do Pecém o navio seguiu viagem para os portos de Bahodopi (Indonésia) e Tiasin (China), onde o minério será descarregado. O manganês (Mn), nome dado a um metal branco cinzento, é dotado de qualidades importantes à utilização na indústria siderúrgica.


“São 55 mil toneladas de manganês que saem do Ceará para dois países na Ásia. Assim geramos mais emprego e renda tanto na mina em Pentecoste, como aqui no Pecém. Esse foi apenas o nosso primeiro embarque desse tipo de minério. E ainda teremos, ainda nesse ano, mais dois embarques para que o manganês entre na pauta de exportações cearenses”, disse Danilo Serpa – Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém


No próximo dia 25 de outubro um novo carregamento de manganês deve ser exportado pelo terminal portuário cearense que faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>