Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Comitiva do Governo do Espírito Santo conhece ZPE Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Comitiva do Governo do Espírito Santo conhece ZPE Ceará
Seg, 04 de Novembro de 2019 09:15

 

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará é a única em funcionamento no Brasil

 

A Zona de Processamento de Exportação – ZPE Ceará, parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), foi a primeira a entrar em funcionamento no Brasil, há seis anos, e hoje é a única em atividade. Por esta razão, na última sexta-feira (1º) o diretor-presidente da ZPE Ceará, Mário Lima, a diretora de relações institucionais do CIPP, Rebeca Oliveira, o diretor de governança da ZPE Ceará, Roberto de Castro, e a diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, receberam a visita da comitiva do estado de Espírito Santo para apresentar o modelo de operação da zona de processamento e exportação cearense.

 

Para o presidente Mário Lima, ser um exemplo para os outros estados do país é gratificante. “A ZPE Ceará é um caso de sucesso e estamos dispostos a compartilhar todo nosso conhecimento e contribuir para que outras ZPEs no país comecem a funcionar”, declara.

 

Rebeca Oliveira destacou que a troca de conhecimentos é essencial para desenvolvimento. “No Porto do Pecém, que funciona há 17 anos, em algumas ocasiões pesquisamos, buscamos auxílio de portos mais experientes e assim fomos aprimorando nossas operações. O compartilhamento de experiências é fundamental para o progresso e é o que estamos vivenciando hoje nesse encontro”, finaliza Oliveira.

 

O projeto da ZPE de Aracruz, que fica à cerca de 70 km de Vitória, capital do estado capixaba, é prioridade para o Governo do Estado, destaca o Secretário de desenvolvimento econômico do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro. “É uma ordem do governador aprofundar o conhecimento da operação para que, realmente, a gente possa colocar a ZPE para funcionar, por isso estamos aqui”, declarou o secretário.

 

A ZPE de Aracruz está planejada para uma área de 1.623.538,00 metros quadrados, localizada em Vila do Riacho. O prefeito do município, Jones Cavagilieri, mostra-se confiante com o novo projeto da zona de processamento e exportação do município que será elaborado com o apoio do Governo de Espírito Santo e o empresariado do estado. “Há dez anos tínhamos um projeto que não avançou, agora estamos aqui, conhecendo a ZPE do Ceará para entender como funciona e elaborar nosso novo projeto corretamente”, destaca Cavagilieri.

 

A comitiva, também composta pela assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz; o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Guerino Balestrassi, e um grupo de empresários, visitou toda a estrutura da ZPE Ceará, as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP, e o Porto do Pecém.

 

ZPE Ceará

Em 2018 atingiu a marca de 12,5 milhões de toneladas movimentadas. Crescimento de quase 13% em relação a 2017. Com mais de 6 mil hectares de área, a ZPE cearense permite que as empresas nela localizadas operem com benefícios fiscais e liberdade cambial, com pelo menos 80% da produção destinada para exportações. A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), White Martins e Phoenix estão instaladas dentro da Zona de Processamento de Exportação do Ceará.

 

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>