Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Feira de mármores e granitos termina com boas perspectivas para ZPE Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Feira de mármores e granitos termina com boas perspectivas para ZPE Ceará
Sex, 08 de Novembro de 2019 16:11
Durante os três dias da Fortaleza Brazil Stone Fair a Zona de Processamento de Exportação do Ceará apresentou seu potencial para empresários do segmento

 

Já é considerada positiva a participação da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) – empresa do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na última edição da Fortaleza Brazil Stone Fair, encerrada ontem (07) no Centro de Eventos do Ceará. Durante os três dias de evento - realizado pelo Sindicato de Indústrias e Mármores e Granitos (Simagran), os participantes assistiram ao X Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste e visitaram estandes de grandes empresas do segmento.


Os representantes do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais – CentroRochas, o presidente Frederico Robinson; e a superintendente Alessandra Bertolani, visitaram o estande da ZPE Ceará nos dois primeiros dias da feira e ontem puderam conhecer as instalações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém com o objetivo de saber mais detalhes sobre a operação da Zona de Processamento de Exportação do Ceará.


Para Alessandra Grangeiro - gerente de negócios industriais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Stone Fair permitiu maior aproximação com o setor de rochas ornamentais do Ceará e de outros estados. “Nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) se destaca como um mecanismo de fomento a melhor competitividade dos produtos cearenses nos mercados externos”, destaca.


O segmento minerário no Ceará está em evidência e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), apresentou seus potenciais na Fortaleza Brazil Stone Fair.


O setor de rochas só vai crescer daqui para frente e a participação do CIPP e da Adece foi fundamental na feira, pois é no Complexo do Pecém que as empresas vão se instalar, dentro da área da ZPE Ceará, pois possui toda a infraestrutura adequada para as exportações”, diz o Presidente do Simagran (Sindicato de Indústrias e Mármores e Granitos), Carlos Rubens.


De acordo com a diretora comercial do CIPP, Duna Uribe, o segmento de rochas no Ceará cresceu 4% nos dez primeiros meses de 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. “O Ceará é o terceiro maior estado produtor de rochas do Brasil e está em expansão. Daí a necessidade de estarmos presentes na Brazil Stone Fair. O Complexo do Pecém oferece ao setor de rochas ornamentais uma proposta de valor única no Brasil: local para instalação de unidade fabril em Zona de Processamento de Exportação - ZPE Ceará”, declara a diretora.


A ZPE cearense, a única em operação no país, oferece benefícios fiscais, conectividade marítima aos mercadores consumidores e infraestrutura instalada. E em breve será ampliada com a implantação da ZPE II. A área terá 28 hectares. É neste novo espaço que as empresas do setor de mármores e granitos, que tenham interesse de vir para o estado, devem se instalar. A diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, destaca que já receberam a autorização da Receita Federal para a implementação dos fluxos operacionais da ZPE II. “Quando a nova área estiver operando, ela será mais um diferencial competitivo na atração de novos investimentos para o Ceará”, finaliza Freitas.

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>