Página Inicial Informações Lista de Noticias Profissionais de segurança do Porto do Pecém participam de treinamento com drones
Qui, 05 de Dezembro de 2019 15:43

Durante quatro meses foi realizado o curso de Operador de Drone voltado para operações de segurança

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta semana, mais duas turmas do Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública. 60 profissionais concluíram a capacitação, incluindo servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); policiais civis e militares; bombeiros militares, peritos criminais, servidores da Aesp, agentes penitenciários e profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Além de militares da Capitania dos Portos do Ceará (Marinha do Brasil) e profissionais do Complexo Industrial e Portuário do Pécem.

“Esse treinamento aperfeiçoa ainda mais a nossa atuação, potencializa a segurança das nossas operações. As imagens captadas pelos drones vão fortalecer nosso circuito interno de imagens. É sem dúvidas uma importante ferramenta na fiscalização da área alfandegada, que conta também com vigilância armada 24hs/dia, além de um scanner para as cargas que entram no Porto do Pecém”, Nicolau dos Santos – Gerente de Segurança Patrimonial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

O treinamento de 36 horas/aula que aconteceu nos meses de agosto e novembro, repassou aos agentes conhecimentos básicos para a operação de drones de forma segura, eficaz e respeitando a legislação vigente. Entre os temas do curso estava segurança de voo; operação de RPAS (sigla de remotely piloted aircraft systems); legislação aplicada ao uso de drone e introdução a fotografia aérea e filmagem com drone.

Durante a solenidade de formatura, ocorrida na manhã da última terça-feira (03) no auditório da Aesp, a coordenadora integrada de planejamento operacional da SSPDS, delegada da Polícia Civil Adriana Silveira de Arruda, que também coordenou o curso, destacou os investimentos feitos pela SSPDS na área da tecnologia e ressaltou a importância da capacitação dos agentes para o uso de novas ferramentas.

“Nosso Estado têm sido convidado por vários outros justamente para apresentar o que se tem feito, o que se tem desenvolvido, algumas tecnologias, inclusive, desenvolvidas aqui mesmo por profissionais contratados pela Secretaria e algumas parcerias… Isso tudo é fruto de uma gestão e de uma mentalidade ultra moderna e avançada, de quem realmente tem interesse em resolver as coisas… Quanto mais profissionais capacitados, mais possibilidades e mais recursos nós temos para a diminuição desses índices de criminalidade”, pontuou Adriana.

Desde 2018, os drones são empregados em diversas operações de segurança pública, como em ações de policiamento ostensivo; de inteligência; investigações; combate a incêndio; perícia em local de crime e de salvamento, a exemplo do ocorrido no desabamento do edifício Andrea.