Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Informações Lista de Noticias Profissionais de segurança do Porto do Pecém participam de treinamento com drones
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Profissionais de segurança do Porto do Pecém participam de treinamento com drones
Qui, 05 de Dezembro de 2019 15:43

 

Durante quatro meses foi realizado o curso de Operador de Drone voltado para operações de segurança



A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta semana, mais duas turmas do Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública. 60 profissionais concluíram a capacitação, incluindo servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); policiais civis e militares; bombeiros militares, peritos criminais, servidores da Aesp, agentes penitenciários e profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Além de militares da Capitania dos Portos do Ceará (Marinha do Brasil) e profissionais do Complexo Industrial e Portuário do Pécem.


“Esse treinamento aperfeiçoa ainda mais a nossa atuação, potencializa a segurança das nossas operações. As imagens captadas pelos drones vão fortalecer nosso circuito interno de imagens. É sem dúvidas uma importante ferramenta na fiscalização da área alfandegada, que conta também com vigilância armada 24hs/dia, além de um scanner para as cargas que entram no Porto do Pecém”, Nicolau dos Santos – Gerente de Segurança Patrimonial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém


O treinamento de 36 horas/aula que aconteceu nos meses de agosto e novembro, repassou aos agentes conhecimentos básicos para a operação de drones de forma segura, eficaz e respeitando a legislação vigente. Entre os temas do curso estava segurança de voo; operação de RPAS (sigla de remotely piloted aircraft systems); legislação aplicada ao uso de drone e introdução a fotografia aérea e filmagem com drone.


 


Durante a solenidade de formatura, ocorrida na manhã da última terça-feira (03) no auditório da Aesp, a coordenadora integrada de planejamento operacional da SSPDS, delegada da Polícia Civil Adriana Silveira de Arruda, que também coordenou o curso, destacou os investimentos feitos pela SSPDS na área da tecnologia e ressaltou a importância da capacitação dos agentes para o uso de novas ferramentas.


“Nosso Estado têm sido convidado por vários outros justamente para apresentar o que se tem feito, o que se tem desenvolvido, algumas tecnologias, inclusive, desenvolvidas aqui mesmo por profissionais contratados pela Secretaria e algumas parcerias… Isso tudo é fruto de uma gestão e de uma mentalidade ultra moderna e avançada, de quem realmente tem interesse em resolver as coisas… Quanto mais profissionais capacitados, mais possibilidades e mais recursos nós temos para a diminuição desses índices de criminalidade”, pontuou Adriana.


 

Desde 2018, os drones são empregados em diversas operações de segurança pública, como em ações de policiamento ostensivo; de inteligência; investigações; combate a incêndio; perícia em local de crime e de salvamento, a exemplo do ocorrido no desabamento do edifício Andrea.

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>