Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Movimentação no mês de maio é a melhor dos últimos cinco anos
Ter, 18 de Junho de 2019 14:07

 

Os embarques de cargas para fora do estado e do país puxaram a alta nos resultados. A movimentação de cargas em contêineres aumentou 57% na comparação por toneladas.

 

O mês de maio de 2019 atingiu a marca de 1.541.285 toneladas de mercadorias movimentadas. É o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos. Na comparação com o mesmo período a alta foi de 4%. A alta foi puxada pelo embarque de cargas que registrou alta de 29%, totalizando 480.019t.

 

Já no resultado acumulado do ano a movimentação do Porto do Pecém foi de 7.082.419 t. O crescimento do embarque foi destaque, apresentando o incremento de 15% quando comparado ao ano passado, totalizando 1.958.905 toneladas de mercadorias enviadas para fora do estado, somando a navegação de longo curso (para fora do país), e cabotagem (movimentação entre portos brasileiros).

 

Cargas destaque

 

Em relação à natureza de carga, a mais relevante foram os granéis sólidos, que representa 53% da movimentação total do porto, com 3.771.369 t. O material é utilizado na produção da Companhia Siderúrgica do Pecém - CSP e das Termelétricas.

 

Segundo o presidente do CIPP, Danilo Serpa, atualmente existe um extenso leque de produtos movimentados através do porto cearense e  um trabalho de prospecção continua sendo realizado para conquistar mais clientes para o complexo.

 

“Nosso objetivo é manter a linha de crescimento dos últimos anos, então, estamos realizando melhorias no complexo, reuniões e divulgando a nossa capacidade de operação, além da estrutura do CIPP pronta para receber empresas que possam produzir aqui, movimentar através do porto e gerar emprego e renda para o estado”, destaca.

 


Principais Mercadorias

 

A carga conteinerizada registrou a marca de 78.275 unidades (122.293 teus), crescimento de 28% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2018. Entre os destaques que contribuíram para o crescimento da movimentação estão: carvão mineral, minério de ferro, placas de aço, adubos e fertilizantes, arroz, sal, farinha de trigo e frutas.

 
COMUNICADO - Expediente dias 20 e 21 de junho
Qua, 19 de Junho de 2019 13:42

O Governador do Ceará, Camilo Santana, decretou ponto facultativo nos expedientes dos dias 20 (quinta-feira/Corpus Christi) e 21 (sexta-feira) de junho, em todos os órgãos e entidades da administração pública estadual (DECRETO Nº33.106 de 17 de junho de 2019).

Desta forma, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP informa que nos respectivos dias não haverá expediente administrativo, retornando às atividades na segunda-feira (24). A área operacional, por sua vez, funciona normalmente sob regime de plantão.
Agradecemos a compreensão!
Assessoria de Comunicação - Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 
CIPP realiza abertura da Semana do Meio Ambiente
Qua, 05 de Junho de 2019 11:07

No dia 5 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. Desde 1972, ações em diversos lugares são organizadas para conscientizar as pessoas sobre boas práticas para o meio ambiente. Desta forma, o Complexo do Pecém, em parceria com empresas que também atuam no CIPP, realizam até o dia 7 de junho a Semana do Meio Ambiente.

 

Na manhã desta quarta-feira (6), a abertura aconteceu no auditório do complexo e contou com palestras sobre Poluição Marinha, ministrada pela oceanógrafa Clara Almeida, e apresentação do resultado dos programas ambientais realizados pelo CIPP na região.

 

Segundo a coordenadora de segurança do trabalho e meio ambiente, Ieda Passos, falou sobre a importância do evento, "Esse evento de conscientização é essencial pois queremos conscientizar as pessoas que atuam dentro do complexo que com atividades mais limpas e monitoradas, garantimos uma melhor qualidade de vida para todos os colaboradores e também à comunidade", declara.

Outras ações como distribuição de mudas, exposição de artesanato produzido na região estão sendo realizadas. O evento será finalizado na sexta-feira (7) com a limpeza da praia.

 
Presidente do CIPP recebe gerente nacional de agencia de mineração
Sex, 14 de Junho de 2019 10:36

Nesta sexta-feira (14), o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP, Danilo Serpa, recebeu o diretor da Agencia Nacional de Mineração, Tomás Figueiredo Filho, e um grupo de empresários do setor.

 

Serpa apresentou o complexo e sua infraestrutura completa, "Nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), a primeira em funcionamento do país, tem toda capacidade para receber novas instalações e, além disso, temos a expertise na movimentação de graneis sólidos, pois realizamos operações através do Pecém com minério de ferro, carvão mineral, clinker, escória, dentre outros", declara o presidente.

 

 

Luis Mauricio, um dos empresários da visita, ficou encantado com o complexo, "Já estive em outros portos e Pecém, realmente, é um porto de primeiro mundo", disse. Segundo Maurício, a vinda ao Ceará foi organizada com o intuito de conhecer o CIPP e, futuramente, implantar dois projetos, que estão em fase de pesquisa,  no estado, um com concentrado de platinóides e outro será instalação de uma usina na ZPE Ceará de para aproveitamento de ferro e titânio e vanádio.

 

 

Graneis Solidos no porto cearense

 

No Porto do Pecém, dentro do amplo mix de cargas, os granis solidos se destacam dentro da movimentação. Até abril deste ano foram movimentados os total de 3.028.360 t de carvão mineral e minério de ferro, 55% da movimentação total do porto (5.541.134 toneladas).

 
Presidente do CIPP recebe visita do MDIC
Qui, 06 de Junho de 2019 09:11

O presidente do CIPP, Danilo Serpa, recebeu esta semana a visita da comitiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC, composta pelo secretario nacional, Caio Megale ,a secretária executiva da SE- CZPE,  Thaise Dutra, e o subsecretário de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, empreendedorismo e artesanato, José Ricardo Martins da Veiga. Durante a ocasião, o Serpa e apresentou as potencialidades do Porto do Pecém, Zona de Processamento de Exportação (ZPECeará) e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), maior investimento privado no estado e um dos principais clientes do porto cearense.

Também participaram do encontro o assessor para assuntos internacionais do Governo do Ceará, Cesar Ribeiro, vice-presidente financeiro do complexo, Roberto Loureiro, o diretor de engenharia do CIPP, Fábio Abreu, o presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará - ZPE Ceará, Mário Lima,  e diretoria.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Junho 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>