Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Simulado de emergência é realizado no Porto do Pecém
Sex, 13 de Setembro de 2019 18:11

Ao longo de todo o ano treinamentos são realizados para garantir ações adequadas em ocasiões emergenciais

 



Um simulado de emergência foi realizado no pátio de armazenagem de cargas do Porto do Pecém nessa sexta-feira (13). Na ação foi treinada a assistência de primeiros socorros a um operador de empilhadeira (Reach Stacker) vítima de infarto. Durante o simulado foi feito o resgate da vítima e o combate a vazamento de combustível e princípio de incêndio no veículo utilizado pelo trabalhador.


Para compor o treinamento foram acionadas ambulâncias e caminhões-tanque, além de toda a equipe de segurança do trabalho que atua dentro do terminal portuário do Pecém. No simulado, portanto, estiveram presentes todos os profissionais estritamente fundamentais para o atendimento de uma ocorrência dessa natureza.


O simulado dessa sexta-feira faz parte de um cronograma anual realizado em parceria com as operadoras portuárias (PSOs). O treinamento respeita a Norma Regulamentadora 29 (NR 29), de segurança e saúde no trabalho portuário, bem como os planos emergenciais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.


Os simulados de emergência são práticas de segurança que visam reduzir os danos com eventuais acidentes. "Trabalhamos com máquinas e grandes equipamentos, por isso a atenção tem que ser redobrada e essas ações servem para sanar dúvidas dos envolvidos no processo, além de deixar a equipe mais entrosada, caso algo venha acontecer. Por isso é importante que esses treinamentos sejam realizados com todos os profissionais, pois nessas situações estamos sempre atuando em conjunto", diz Ieda Passos - coordenadora de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

 
Pecém é modelo para Secretaria Nacional de Portos
Ter, 10 de Setembro de 2019 15:19

 

 

Porto cearense foi visitado nessa terça-feira pelo Secretário de Portos do Ministério da Infraestrutura



O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, visitou na manhã dessa terça-feira (10/09) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. Acompanhado do presidente do Complexo, Danilo Serpa, o Secretário visitou o pátio de armazenagem, os píeres e o terminal de múltiplas utilidades – TMUT, onde está sendo construído um novo berço de atracação (berço 9).



“Além de visitar novamente o Pecém, o Secretário veio também conhecer como funciona a relação entre Pecém e o Porto de Roterdã. Veio entender como esse modelo é operado e como ele pode servir de referência para os programas de parceria público-privada que o Governo Federal pretende implantar na área portuária”, disse Danilo Serpa – Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.



“Foi uma oportunidade muito interessante pra gente conhecer o que o Porto do Pecém tem se tornado com a entrada de Roterdã e os resultados que isso tem trazido do ponto de vista de melhoria da governança, de planos para o futuro. A gente veio aqui, na verdade, para aprender com o desempenho do porto nos últimos tempos”, disse Diogo Piloni.



O Porto do Pecém e o Porto de Roterdã são sócios desde dezembro de 2018, quando o Governo do Estado do Ceará assinou contrato para investimento do porto holandês em 30% das ações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.



“O Governo Federal tem estudado modelos de gestão mais eficientes, mais céleres pros nossos portos. Seja um modelo de companhia docas, seja de portos delegados. E certamente esse modelo de terminal de uso privado, estabelecido aqui no Pecém, é um modelo que a gente tem estudado também para que a gente possa elaborar um modelo que seja atrativo pra iniciativa privada, mas que preserve o interesse público. E isso a gente observou muito aqui no Pecém, visto que o porto é um promotor de desenvolvimento”, finalizou o Secretário Nacional de Portos.



Participaram também da visita o Diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Portos, Fábio Lavor; o Coordenador Geral de Modelagem, Concessões e Desestatizações Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Daniel Aldigueri; além de Duna Gondim e Fábio Abreu, diretores do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 
Novo Superintendente da Polícia Federal conhece Porto do Pecém
Sex, 06 de Setembro de 2019 08:20

 


 

A comitiva da Polícia Federal conheceu todo o completo e em especial o Scanner do Porto do Pecém, utilizado em 100% dos contêineres importados e exportados


O novo superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Delegado Dennis Cali, visitou nessa quinta-feira (05) as instalações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Dennis Cali tem vasta experiência na Polícia Federal, já foi chefe da Divisão Antiterrorismo e coordenador-geral de Inteligência.


Acompanhado do presidente do CIPP, Danilo Serpa, o superintendente da Polícia Federal visitou o pátio de armazenagem de contêineres; os píeres; o terminal de múltiplas utilidades (TMUT); o Centro de Controle Operacional (CCO); além do Scanner do Porto do Pecém, utilizado em 100% dos contêineres importados e exportados sob exclusivo monitoramento da Receita Federal do Brasil. A operação de escaneamento permite a inspeção de até 60 contêineres por hora.


Após a visita, a comitiva da Polícia Federal assistiu a uma apresentação institucional do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.


“O objetivo da nossa visita é colaborar com o Porto pra que se mantenha a seguridade e todas as certificações. Nesse primeiro momento e nessa reunião percebemos que o Porto do Pecém realmente tem uma preocupação muito grande voltada para a segurança portuária e está cumprindo todos os requisitos estipulados”, disse Dennis Calli.


Na reunião com a diretoria do CIPP foi discutida também a implantação de ações conjuntas para uma agenda permanente de trabalho entre Porto do Pecém e Polícia Federal, através da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-CE).


“Foi uma visita muito produtiva, pudemos estreitar a relação com a Polícia Federal que é uma instituição modelo em nosso país, uma parceira do Porto do Pecém, pois atua aqui desde o início das nossas operações. Vamos implantar uma agenda com uma série de normas e procedimentos que vão resultar em ações que visem melhorar a nossa segurança”, diz Danilo Serpa.


Na comitiva da Polícia Federal também estiveram presentes o delegado Regional Executivo da PF-CE, Murilo Gimenes; o coordenador da Cesportos- CE (Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), Aldair da Rocha; o chefe do Nepom-CE (Núcleo Especial de Polícia Marítima), Francisco Antônio Cardoso; o chefe do GPI/CE (Grupo de Pronta Intervenção), Alexandre Mesquita; e do agente de Polícia Federal, Fabrício Cinto.


 

 
Setembro Amarelo sensibiliza profissionais do Complexo do Pecém
Ter, 10 de Setembro de 2019 14:00

 

 

Uma programação especial foi organizada para conscientizar os colaboradores sobre a importância da campanha de prevenção ao suicídio



"Muitas vezes as pessoas estão passando por momentos difíceis, pensando em até tirar a própria vida e nós não percebemos. Por isso, uma campanha de divulgação e conscientização dentro das empresas é sempre muito importante, pois é um incentivo para que a gente abrace e se empenhe nesse assunto que é cada vez mais comum hoje em dia", diz Cristiane Nepomuceno - gerente de governança da Zona de Processamento de Exportação do Ceará.




Ao longo desse mês os colaboradores da ZPE Ceará e das demais empresas que compõem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém participam de uma programação especial preparada pela área de Gestão de Pessoas com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância do tema. Todos, inclusive, receberam botons que podem ser usados ao longo de todo o mês para que se ressalte a importância do "Setembro Amarelo".



“O objetivo é criar esse ambiente favorável, quebrar o paradigma de não discutir o tema. Pelo contrário, conversar sobre o assunto é importante. Mostrar para as pessoas o quanto uma palavra amiga, um simples bom dia, pode fazer a diferença na vida do outro, ressignificando através desse gesto algum momento difícil que seu colega de trabalho esteja passando”, diz Cláudio Machado - Coordenador de Gestão de Pessoas do CIPP.


 

No Brasil são realizadas campanhas com essa temática durante todo o mês de setembro. Isso porque o dia 10 de setembro é, desde 2003, lembrado como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.



O administrador Ramon MacDowell, analista de desenvolvimento logístico do CIPP, aprovou a iniciativa do Complexo em realizar a campanha. “Essas ações alertam as pessoas sobre a importância de conversar e procurar acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. É uma campanha que salva vidas”, diz.




O “Setembro Amarelo” é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). No Brasil a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida, segundo o CVV. Para ter acesso gratuito ao serviço de prevenção ao suicídio do Centro de Valorização da Vida basta ligar 188. A conversa com o voluntário é sob total sigilo e anonimato.


 
Área de cargas perigosas é ampliada no Porto do Pecém
Ter, 03 de Setembro de 2019 15:10

Capacidade de operação aumenta com ampliação de pátio




A ampliação da área de cargas perigosas do Porto do Pecém acaba de ser concluída após dois meses de obras. Aproximadamente R$ 280 mil foram investidos pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para duplicar de 300 para 600 contêineres a capacidade do espaço destinado à armazenagem temporária de cargas consideradas perigosas ou especiais, como produtos químicos e/ou de fácil combustão.

 


A expansão da área é explicada pelo crescimento da cabotagem no Porto do Pecém. “Nós vínhamos recebendo muitos pedidos dos nossos clientes que, desde a greve dos caminhoneiros no ano passado, resolveram transportar suas mercadorias por cabotagem. Nós temos uma empresa, por exemplo, que toda semana envia daqui do Pecém aproximadamente 60 contêineres para outros portos do Brasil. Então essa ampliação vai permitir que possamos receber ainda mais contêineres com esse tipo de carga”, diz o Diretor Executivo de Operações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Waldir Sampaio


As cargas perigosas são conhecidas no ambiente portuário como carga IMO, sigla em inglês que sintetiza a Organização Marítima Internacional – órgão das Nações Unidas competente para lidar com assuntos técnicos relativos ao transporte marítimo e aéreo. É a IMO que institui e classifica cargas para estabelecer riscos e padrões de manipulação. Em 2018 e 2019 foram movimentados, principalmente, três tipos de carga perigosa no Porto do Pecém.



53% - Líquido inflamável

24% - Sólido Inflamável

23% - Gás Inflamável

 


“Além da ampliação dessa área de cargas perigosas, estamos concluindo outras obras que vão melhorar ainda mais as nossas operações. A nova ponte de acesso ao Porto já está pronta. E até o fim desse ano vamos finalizar a construção do novo portão de acesso ao terminal e o novo berço de atracação. Todas essas obras fazem parte da segunda expansão do Porto do Pecém, que cresce em média mais de 20% ao ano”, diz o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Danilo Serpa.


Ainda segundo Danilo Serpa, a ampliação do pátio destinado a esse tipo de carga especial vai proporcionar mais segurança desde o desembarque até a retirada da carga para o seu destino final. A expansão também atende a todas as exigências de entidades de proteção ambiental como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Setembro 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>