Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Perguntas Frequentes
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Perguntas Frequentes

 

Pergunta: A CEARÁPORTOS recebe currículo?

Resposta: Não; a CEARÁPORTOS é uma empresa pública e as admissões se dão mediante realização de concurso público. Recomendamos que seja verificado no SINE do Pecém (telefone 3315.1375) quanto a cadastramento de currículos, visto que todas as demais empresas que atuam na região, buscam por mão de obra em referida instituição.

 

 

Pergunta: Quando terá concurso da CEARÁPORTOS ?

Resposta: As informações pertinentes a concursos podem ser consultadas no site da CEARÁPORTOS, no menu INFORMAÇÕES\CONCURSOS ANTERIORES ou no menu CONCURSO 001/2012, constando todas as informações desde lançamentos de concurso até status de convocações.

 

 

Pergunta: A CEARÁPORTOS permite/recebe visitas?

Resposta: Sim, a visita de turmas (colégios, faculdades, empresariais,etc) ocorrem nos dias de terça e quinta feira, sendo necessário o agendamento prévio e formalização com a Área Comercial; Telefones 3372.1590, 3372.1591 ou 3372.1592.

 

 

Pergunta: Onde obtenho informações sobre as empresas que atuam no Terminal do Pecém ?

Resposta: No site da CEARÁPORTOS, no menu DOWNLOADS\INFORMAÇÕES GERAIS.

 

 

Pergunta: A CEARÁPORTOS está contratando funcionários para as obras de expansão do porto?

Resposta: As obras de expansão são executadas por consórcios de empresas privadas vencedoras de processos licitatórios realizados pelo Governo do Estado do Ceará, todo processo de contratação de pessoal deve ser realizado por elas.

 

 

Pergunta: A CEARÁPORTOS está contratando empresas de apoio às atividades desenvolvidas nas obras de expansão?

Resposta: As obras de expansão são executadas por consórcios de empresas privadas vencedoras de processos licitatórios realizados pelo Governo do Estado do Ceará, todo processo de contratação de empresas ou serviços deve ser realizado por elas.

 

 

Pergunta: O que é Porto sem Papel?

Resposta: É um projeto do Governo Federal, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), desenvolvido para trazer modernidade aos portos, possibilitando uma unicidade de informações e reduzindo a burocracia e o gasto desnecessário com papel. Com o projeto, as informações são agora preenchidas em um formulário eletrônico, chamado de Documento Único Virtual e são repassadas diretamente para os Órgãos Anuentes, que são: Autoridade Portuária, Marinha do Brasil, Polícia Federal e Anvisa.

 

 

Pergunta: O Terminal Portuário do Pecém opera e armazena cargas perigosas?

Resposta: O Terminal opera com cargas perigosas, porém o armazenamento de cargas Explosivas (Classe 1 – IMO), Radioativas (Classe 7 – IMO) e Substâncias Infectantes (Classe 6.2 – IMO) não é permitido. As operações contendo esses materiais deverão ocorrer por embarque ou desembarque direto.

 

 

Pergunta: A CEARÁPORTOS promove ações sócio-ambientais no porto?

Resposta: A CEARÁPORTOS adota vários programas e projetos, tais como: monitoramento da biota marinha, gerenciamento dos resíduos, gerenciamento dos efluentes líquidos, monitoramento e controle das pragas e vetores e monitoramento da qualidade da água, bem como ações preventivas: programas de monitoramento e controle da dengue, vistorias e fiscalizações periódicas, DDMA(diálogos diários de meio ambiente), coleta seletiva de resíduos, e reciclagem, além de ações de caráter social e educacional: programa de educação ambiental portuário, campanhas de sensibilização ambiental, semanas internas de meio ambiente, blitz ambiental, palestras em órgãos governamentais, escolas, empresas, etc., doação de material reciclado a associações conveniadas, entre outras.

 

 

Pergunta: O Terminal dispõem de algum dispositivo de economia de recurso natural?

Resposta: Sim. O Terminal Portuário do Pecém conta com um sistema de tratamento e reúso de efluentes sanitários. Após tratamento, os efluentes são utilizados para a alimentação das bacias sanitárias dos diversos prédios. Assim o sistema proporciona expressiva economia de água potável e de mão de obra, ao mesmo tempo que atende às normas ambientais, além de evitar a contaminação do lençol freático da área portuária.

 

 

Pergunta: Onde e como posso realizar uma reclamação ou sugestão em relação ao Terminal?

Resposta: Você pode realizar através do telefone 155 ou pelo site www.ouvidoria.ce.gov.br

 

 

CIPP - Porto do Pecém - Esplanada do Pecém, s/n - Pecém - São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62.674-906

Fone: 55 85 3372.1500 - Fax: 55 85 3315.1974 - e-mail: cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

?>